Coordenador : Lívia Azeredo Alves Antunes
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389691.2199.49502.15022023
Departamento/Setor: FFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : AÇÃO DE EXTENSÃO . Trabalho educativo-preventivo: Pais/Responsáveis e seus respectivos filhos, profissionais da educação e da saúde da rede pública do município de Nova Friburgo que serão orientados através de Palestras/capacitação, oficinas, folhetos explicativos e cartazes sobre as formas de prevenção ao traumatismo dentário, o tratamento adequado do mesmo, bem como a importância do acompanhamento dos traumatismos na dentição decídua evitando sequelas na dentição permanente. Serão incluídos também, os próprios alunos de graduação da Faculdade de Odontologia UFF/ Nova Friburgo como propulsores de informação à comunidade. • Atendimento clínico de urgência, tratamento e acompanhamento dos casos: serão beneficiados com o atendimento a população de Nova Friburgo e cidades adjacentes. Alunos de graduação do quinto, sexto, sétimo, oitavo e nono período da Faculdade de Odontologia UFF/ Nova Friburgo (bolsistas e voluntários) também serão beneficiados acompanhando e atendendo os casos sob supervisão de professores orientadores (integrantes do projeto) AÇÃO DE ENSINO: . alunos do terceiro ao nono período de odontologia AÇÃO DE PESQUISA: . alunos do terceiro ao nono período de odontologia
Local de atuação: AÇÃO DE EXTENSÃO: . Trabalho educativo-preventivo: campanhas de conscientização, palestras abordando o tema nas Escolas municipais, estaduais e privadas de Nova Friburgo. (Em caso da pandemia serão realizados atividades remotas - ambiente virtual) . Atendimento clínico de urgência, tratamento e acompanhamento dos casos: serão realizados nas Clínicas Odontológicas do Curso de Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo. (reativado seguindo as diretrizes da universidade de um retorno seguro dentro de todas as orientações da Universidade) AÇÃO DE ENSINO: . Grupo de discussão de artigos científicos - ensino remoto - ambiente virtual . Grupos de discussão de casos clínicos - ensino remoto - ambiente virtual . Webmeeting do grupo de estudos de traumatismos dentários AÇÃO DE PESQUISA: . Serão desenvolvidos projetos de pesquisa Curso de Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo para levantamento da prevalência do traumatismo dentário na população, levantamento da casuística e da anuência da população ao serviço prestado dos 10 anos de projeto trauma. (ambiente remoto)
Objetivo
Geral Esta proposta tem o objetivo de implementar a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense – Instituto de saúde de Nova Friburgo, como centro de referência em educação, prevenção e controle dos traumatismos dento-alveolares em pacientes infantis. Além disso, objetiva-se estabelecer a integração da triade ensino-pesquisa-extensão e a interação aluno-universidade-comunidade. Por conta da pandemia alguns objetivos foram adaptados Específicos AÇÃO DE EXTENSÃO • promover saúde para a população de Nova Friburgo e adjacências por meio de ações educativo preventiva, atendimento de urgência, tratamento curativo e acompanhamento dos traumatismos dentários •estabelecer ações coletivas de conscientização dos traumatismos dento-alveolares; •estabelecer ações coletivas a fim de prevenir os traumatismos dento-alveolares na população infantil; AÇÃO DE PESQUISA • formação do discente com articulação com diversas áreas da saúde e desenvolvimento do senso crítico por meio de levantamentos da casuística do serviço prestado há mais de 10 anos a população AÇÕES DE ENSINO • possibilitar ao aluno de graduação e Pós-graduação diferenciação de alunos de outras universidades. •fomentar a integração dos docentes das diferentes disciplinas de diversos cursos da Universidade com alunos de graduação e Pós graduação, a fim de estabelecer atenção multidisciplinar de média e alta complexidade para os pacientes.
Resumo
O traumatismo dentário (TD) pode ocasionar perdas dentais irreparáveis com sérios danos estéticos, psicológicos, sociais além de produzir significativos custos para a sua vítima. No caso de crianças, esses danos podem afetar a sua qualidade de vida bem como de seus pais e familiares. O objetivo deste Projeto é trabalhar as necessidades da comunidade de Nova Friburgo e adjacências bem como proporcionar ao discente da Universidade um aprendizado diferenciado baseado aprofundamento de conceitos e na prática de vivências frente ao TD. Para tanto, o projeto atua em 4 grandes vertentes: I) ação preventivo-educativa: realização palestras nas Escolas municipais, estaduais e privadas; II) ação curativa: realização os atendimentos de urgência, tratamento eletivo e acompanhamento dos traumatismos de forma gratuita nas clínicas do Curso de Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo; III) ação ensino: realização de grupos de estudos para discussão de casos clínicos e artigos científicos. IV) ação de pesquisa: formação do discente com articulação com diversas áreas da saúde e desenvolvimento do senso crítico por meio de levantamentos da casuística do serviço prestado há mais de 10 anos a população. Assim, com este Projeto espera-se atuar junto à comunidade com o dando atenção as demandas sociais e atuar com o discente da universidade introduzindo mudanças no processo ensino-aprendizado valorizando a interdisciplinaridade, interprofissionalidade e sedimentando a tríade ensino-pesquisa-extensão.